segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Zodíaco - Romance Policial das Antigas

Ano de 1969, três jornais recebem cartas de um mesmo remetente:  San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald.
A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassinato e as três juntas formavam um código que revelaria a identidade do criminoso.
Até ai, a mesma e velha história repetida em Arquivos X, CSIs e outra séries policiais, o do assassino que gosta de desafiar a polícia com cartas e pistas deixadas em todos os lugares.
Mark Ruffalo e Anthony Edwards, os policiais...
Mas a grande diferença de Zodíaco, é que isso realmente aconteceu entre os anos de 1969 até finais dos anos 70...
O grande carro chefe do filme é o elenco que tem feras como Robert Downey Jr, Mark Ruffalo e Jake Gyllenhaal, que foram ajudados por outros menos renomados que não ficaram devendo.
Os personagens são todos muito bem recriados no ambiente da época, dando ao filme uma atmosfera quase intimista.
Jake Gyllenhall e Robert Downey Jr, os jornalistas...
A trama não tem como alvo principal o serial killer, mesmo que a história seja baseada em seus crimes, mas o que realmente chama a atenção é o desenrolar das vidas dos envolvidos no caso Zodíaco.
Demissões, divórcios, e até mesmo o pedido de transferência do inspetor Armstrong ( Anthony Edwards ), deixando Ruffalo ( seu parceiro no filme ) carregando a pressão sozinho, são algumas das ações indiretas do criminoso, já que seus crimes acabaram tomando grande parte da vida dos envolvidos.
Fica evidente que o filme queria mostrar como a opinião pública e a mídia influenciam no trabalho policial.
Jornais vendem qualquer coisa...
Se você não consegue ficar em um emprego por mais de 3 anos, imagine ficar quase 10 anos na mesma investigação, com todos os canais de TV e jornais transformando o assassino em herói e a polícia em meros incompetentes...
Para alguns que gostam mais de tiros e socos, o filme vai ser um pouco enfadonho, mas no início, os crimes cometidos pedirão por mais e mais... claro que para aqueles que amam o sangue escorrendo e respingando na câmera...
Códigos, pistas... mas que levam até quem?
Vale a pena perder mais de 2 horas na frente da telinha...
E vale mais ainda a pena ver as cenas finais de Gyllenhaal cara-a-cara com o suposto assassino, e o sobrevivente do primeiro crime anos antes reconhecendo o suspeito...
Para quem gostou de Se7en ( Brad Pitt e Morgan Freeman ) vai praticamente ser obrigado a assistir a este romance bem ambientado e com algumas curiosidades como uma trilha sonora que caberia mais em uma comédia, e que teve a intenção de dar um clima de ironia ao filme...
Zodíaco em ação.
Para mim, um dos melhores do gênero, se é que se encaixa em algum...

VEJA O TRAILER E ALGUMAS IMAGENS DO FILME:











Nenhum comentário:

Postar um comentário