segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Fim do Fenômeno, Ronaldo se Aposenta

Ronaldo no Cruzeiro
Foi em 1993, pela equipe do Cruzeiro de Minas Gerais, que Ronaldo Nazário de Lima fez sua estreia como profissional. Fez seu primeiro gol contra o Belenenses de Portugal, em um amistoso. Pela equipe da Raposa, fez 44 jogos e marcou 44 gols. Seu passe chegou a 10 milhões de dólares no final do ano, mas foi vendido por 6 milhões em 1994 para o PSV da Holanda.
Foi no Cruzeiro que Ronaldo sofreu seu primeiro grande fracasso, ao ter seu penalti defendido pelo goleiro Zetti do São Paulo, na final da Recopa Sul-Americana.
Ronaldo no PSV
No PSV Eindhoven, ele em 57 partidas marcou 54 vezes. Foi artilheiro do campeonato holandês com 30 gols, ficando 12 gols a frente de seu rival Kluivert, que era apenas dois meses mais velho que Ronaldo.
Foi ali, em 1996 que sofreu sua primeira cirurgia no joelho direito.
Ronaldo no Barcelona
Por 20 milhões de dólares, o Barcelona levou Ronaldo a vestir sua camisa, onde não conseguiu vencer o campeonato espanhol, mas levou a Copa do Rei, e a Recopa Europeia. Em 49 jogos balançou as redes 47 vezes. Ali, foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA no ano de 1996. Naquela temporada ( 96/97 ), ganharia o apelido de "Fenômeno".
Ronaldo na Internazionale
Descontente com a recusa de aumento salarial na Catalunha, Ronaldo transferiu-se para Milão na Itália, para a equipe da Internazionale, que desembolsou 32 milhões de multa rescisória do Barcelona.
Bastaram alguns jogos e muitos gols para conquistar o título de melhor do mundo pela segunda vez, mas novamente chegou apenas no segundo lugar no campeonato italiano. Mas ganhou a Copa da UEFA.
Na Internazionale em 99 jogos fez 59 gols. Ali, teve contusões seguidas chegando a ficar até mesmo 8 meses fora após uma contusão no joelho em um jogo contra a Lázio.
Ronaldo no Real Madrid
Os "Galáticos" do Real Madrid, viram Ronaldo fazer 2 gols na estreia contra o Alavés, mas depois, teve uma média de gols muito abaixo do esperado, chegando até a ser vaiado pela torcida, pois sempre que saía, via seus substitutos marcarem nos minutos finais.
Mesmo eleito pela terceira vez como melhor do mundo em 2002, continuou sendo vaiado e perseguido pela torcida madrilenha. Mesmo tendo 104 gols em 177 jogos, Ronaldo resolveu deixar o Real Madrid e voltar para Milão. Mas não para a Internazionale, e sim, para o Milan.
Ronaldo no Milan
Kaká e Alexandre Pato, seriam os dois companheiros de Ronaldo na equipe rossonera, que venceu a Copa da UEFA, sem a presença do "Fenômeno", que não poderia jogar pois já havia entrado em campo pelo Real Madrid. Como a equipe milanesa iniciou o campeonato com 8 pontos negativos referentes a uma punição, ficaram fora da disputa pelo título.
Com a camisa rubro-negra de Milão, ele marcou apenas 9 gols em 20 jogos. E na partida contra o Livorno minutos após entrar em campo, ele sentiu uma nova contusão que o afastou dos gramados.
A temporada 2007/2008, acabou com Ronaldo parado e o Milan não renovou seu contrato.
Ronaldo no Flamengo?
Não.
Depois de permanecer alguns meses se recuperando na Gávea, Ronaldo não recebeu propostas do clube, e acabou indo parar no Corínthians.
No clube paulista, ganhou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil em 2009, sendo destaque da imprensa mundial.
Mas no ano seguinte, a vingança do Flamengo veio na Taça Libertadores, onde os  cariocas eliminaram o "Timão" da competição. Com seguidas lesões, viu o Campeonato Brasileiro de 2010, escorrer pelas mãos ao serem superados pelo Fluminense nas partidas finais, onde o Corínthians acabou perdendo inclusive a vaga na Libertadores da América de 2011.
A equipe então teria que jogar a famigerada pré-Libertadores.
Nos confrontos contra o Tolima da Colômbia, Ronaldo quase pegou na bola, dando apenas um chute a gol contra os colombianos no segundo tempo da partida de volta onde acabaram sendo eliminados.
Com o fim do sonho da Libertadores, dores, e a doença de hipotireodismo, que não o deixava perder peso, Ronaldo se viu no fim da linha. Mesmo tendo feito 35 gols em 69 partidas.
Ronaldo no Corínthians
 Em uma entrevista coletiva na manha do dia 14 de Fevereiro de 2011, Ronaldo Fenômeno, anunciou sua aposentadoria dos gramados. Era o fim da carreira de um jogador, que jogou 4 copas do mundo pela seleção brasileira, e venceu duas copas ( 1994 e 2002 ). Fez 97 jogos pela seleção e marcou 62 gols, sendo 15 em copas do mundo.

Coletiva de Ronaldo ( clique e assista )

Copa de 98, estranhos acontecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário