segunda-feira, 17 de julho de 2023

Rip Jão Donato

 

Um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos, deixa um legado artístico impressionante, marcado pela simbiose dos nossos gêneros musicais com a música cubana, que ele muito vivenciou quando morou nos EUA e integrou o conjunto de Mongo Santamaria. Uma combinação perfeita da latinidade com o samba, o jazz e a bossa nova. Arranjador predileto de Tom Jobim

Em atividade desde os anos 1950, a partir dos 1980 ficou um período sem gravar, mas da década seguinte foi um dos músicos que mais gravaram álbuns no Brasil, recuperando o tempo perdido. Além de seu catálogo impecável, João Donato marcou sua presença em grandes trabalhos com Gal Costa, Gilberto Gil, Marisa Monte, Emílio Santiago e um elenco estelar da MPB.

Respeitado internacionalmente, sua passagem repercute nesta mesma intensidade. 

Para variar, o genial João Donato era torcedor do Fluminense, tendo grandes embates com o vascaíno João Gilberto quando ambos dividiram apartamento em Copacabana. 


TEXTO DE:

@pauloandel 

FOTO DE:

Raul Sussekind, 2007


LEIA MAIS EM:

João Donato tinha 74 anos de carreira, marcada pela criatividade e pelas misturas de vários gêneros musicais. Ele não parou de trabalhar nem durante a pandemia da Covid-19, quando participou do lançamento digital do álbum “Jazz is Dead”, em parceria com músicos de Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário