sábado, 5 de agosto de 2023

Marlene Matos e Xuxa


Assisti ao quarto episódio do documentário da Xuxa no Globoplay. É um episódio praticamente focado numa conversa entre Marlene Mattos e Xuxa Meneghel. Um reencontro depois de 19 anos afastadas após um rompimento de uma parceria de quase 20 anos; muita estrada percorrida, muito status ganho, muito dinheiro recebido e claro, muitos desgastes acontecidos, até chegar ao rompimento.

Xuxa deixou bem claro que esperava que Marlene Mattos estivesse uma nova pessoa, achava que Marlene estivesse arrependida por atitudes do passado. E o que vemos no episódio? Marlene não abaixou a cabeça e a estima perante a narrativa de Xuxa. Marlene demonstrou um certo arrependimento em suas falas e declarações à Xuxa na discussão que resultou no rompimento total entre as duas, mas palavras são palavras, não tem como voltar atrás.

Sabemos que no final da história, perante a opinião pública a vilã da história acabou caindo nas costas da Marlene, afinal ela era avessa a imprensa, possuía uma responsabilidade imensa (diretora e empresária), tinha a missão de comandar uma equipe imensa em várias frentes de trabalho (TV, LPs, shows, CDs, DVDs...), criou padrões e sonhos que se tornaram obsessões para os fãs da Xuxa. Tudo isso se iniciou praticamente na incubadora da década de 1980, pré-final da ditadura militar numa emissora recém nascida como a Rede Manchete e depois migrou para o padrão de qualidade Globo. Se atualmente vivemos com o machismo no divã, criticando todos os passos e atitudes das mulheres, imaginemos como era a década de 80, onde a figura da mulher era tratada como um pedaço de carne. Marlene Mattos se viu obrigada a elevar o sarrafo tão alto que fez a Xuxa um mito para o seu público. E olhe que ela poderia ter sido maior do que é, mas não darei spoiler, assista ao documentário e vai entender.

A impressão que tenho é que Marlene foi a pessoa certas para assumir certas responsabilidades. Era a pessoa pra se sujar de lama, para desbravar no meio do mato para que Xuxa andasse pelas nuvens aos olhos dos fãs. Ela foi firme e rígida? Provavelmente sim, mas é como eu disse, o sarrafo estava lá em cima, e muitas pessoas aguentaram o tranco e assumiram suas responsabilidades.


TEXTO DE:
Thiago Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário