sábado, 5 de fevereiro de 2011

Futebol, Amor e Ódio

Ônibus do Corínthians apedrejado.
Mais uma vez, um capítulo de violência no futebol brasileiro.
Desta vez, a torcida do Esporte Clube Corínthians Paulista, tentou agredir os jogadores do time após a eliminação da Taça Libertadores da América 2011. Carros foram apedrejados dentro do CT do Corínthians, e o ônibus da equipe foi atacada por centenas de torcedores, obrigando a polícia a utilizar até mesmo bombas de efeito moral.
Para piorar a situação, Ronaldo acabou colocando em seu Twítter, mensagens ofensivas chamando os torcedores de "marginais e vândalos". O que em parte é verdadeiro se levarmos em consideração os últimos acontecimentos. E o atacante entrou em uma discussão pública pela Internet com o ex-ídolo corínthiano Neto. Com acusações e declarações vergonhosas dos dois lados.
Esse episódio porém não foi o primeiro que ocorreu no Brasil, pois sempre que um time brasileiro passa por um momento ruim, sua torcida ( ou parte dela, para ser justo ) acaba protagonizando atos condenáveis. E isso não é exclusividade dos torcedores, pois jogadores também acabam praticando atos violentos.
Romário agride torcedor em centro de treinamento
Em sua passagem pelo Fluminense Football Club, o jogador Romário não só agrediu um torcedor em pleno treinamento, como ainda em uma partida agrediu o zagueiro Andrey ( do mesmo time ) com um soco.
Outro exemplo, foi a troca de "pancadas" entre o atacante Obina e o zagueiro Maurício, ambos atuando no Sociedade Esportiva Palmeiras.
Maurício e Obina se agridem
Como a justiça brasileira não faz nada de concreto para punir jogadores e torcedores que acabam praticando violência explícita, isso sempre continua acontecendo.
A torcida alega "paixão", mas o que seria a alegação dos jogadores em campo? Vontade de vencer, rivalidade, pressão extra-campo, etc.
Mas o que leva uma torcida que recebeu o jogador Ronaldo como um ídolo, com festa, transformando ele em um símbolo do clube em poucos dias, a de repente tentar agredir o jogador e pedir que ele saia do clube, não pode ser explicado.
O nome não seria "paixão", mas sim "irracionalidade"
E tentar agredir um jogador que já representou o Brasil em 4 copas do mundo, por causa do "amor" ao clube, é realmente um comportamento criminoso, e não de torcedor.
Ronaldo chora eliminação
Se no Brasil, a justiça não tomar atitude, logo estaremos com os argentinos, que em clássicos liberam a entrada apenas do time mandante. O famoso "jogo de uma só torcida".
Mas como as torcidas daqui são um tanto quanto "apaixonadas", não é de se admirar se começarmos a ter jogos de "nenhuma torcida".
"Paixão" de torcedor...

Um comentário:

  1. O Corinthians tinha a Libertadores como grande sonho
    Completando 100 anos, era o título que não tinha ganho
    Todo um projeto foi criado para esse fim alcançar
    Mas após duas oportunidades... terá que protelar

    2010, no nacional, foi 3º quando poderia ser primeiro
    Pela regra, jogou assim a vaga garantida para escanteio
    Teve que disputar com o Tolima, para a chance conquistar
    Mas foi eliminado do torneio antes mesmo de entrar

    Protestos contra Ronaldo e Roberto Carlos
    Além de Tite, o técnico, por seus resultados
    Um patrocínio de R$ 50 mi, se não me engano
    Por um time que nada ganhou após dois anos

    Resultado bem abaixo do esperado, é verdade
    Mas nada que justifique tamanha brutalidade
    Jogadores no ônibus recebidos a pedrada
    Por quem se diz torcedor na arquibancada

    Fanatismo de qualquer espécie é condenável
    Vandalismo de quem quer que seja: inaceitável
    Punam-se os deliquentes que no vídeo pode se ver
    Pois se o Palmeiras vencer, o que vai acontecer?

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir