terça-feira, 19 de setembro de 2023

Felipe Massa em Cheque

Felipe Massa decidiu; depois de 15 anos, reivindicar o título que perdeu na temporada de 2008 alegando sabotagem. Por meio de seu corpo jurídico já enviou notificações extrajudiciais as instituições que comandam a F1, que são elas: Federação Internacional de Automobilismo (comanda as regras esportivas e técnicas) e a Liberty Group (comanda os direitos comerciais).

Sabe o que vai dar isso? NADA!

Literalmente nada. Só será perda de tempo e dinheiro, por parte de Massa

O momento crucial para Massa ter tentado algo, seja por meios legais ou até uma tentativa de acordo era a temporada de 2009, ano seguinte ao escândalo quando Nelsinho Piquet; magoado por ter sido demitido da equipe Renault decidiu "vomitar" tudo o que aconteceu naquele pré e pós GP de Cingapura de 2008, onde ele foi, segundo Piquet, coagido a bater de propósito para beneficiar Fernando Alonso que tinha largado nas últimas posições, a ganhar aquele GP.

A moeda de troca para Nelsinho fazer tamanho asno era a promessa (cumprida!) de renovação de contrato para o ano seguinte. Em 2009 o escândalo foi feito, a Renault perdeu contratos de patrocínio, Flávio Briatore banido do circo da F1 e Nelsinho Piquet praticamente com as portas fechadas nas equipes, onde ele foi desbravar outros caminhos automobilísticos.

Reforço que Felipe Massa deveria ter agido com veemência naquele ano de 2009, estava tudo recente e no fogo da situação ele teria muito mais chances de pleitear algo.

Mas ele preferiu não fechar as portas, porque era isso que poderia acontecer com ele na medida que ele pleiteasse o título de 2008.

Ainda mais que Massa não perdeu aquele título naquele GP de Cingapura. Naquele mesmo GP, quando houve a batida de Piquet, Massa assim como todos do grid (exceto Alonso, que coincidência!) partiram para o pit stop, sendo que a Ferrari (equipe de Massa na época) errou grotescamente deixando presa no carro a mangueira de combustível.

Massa perdeu o seu título no GP da Hungria daquele ano, onde estava partindo para a vitória quando o seu motor Ferrari explodiu faltando poucas voltas para o fim da corrida. 

Portanto, o Massa fez uma temporada brilhante em 2008, ganhou o titulo por alguns segundos no último GP de Interlagos até o momento que Hamilton ultrapassou Timo Glock.

Massa merecia ganhar assim como Hamilton, pois aquela temporada foi de tirar o chapéu em termos de competição.

Mas o real campeão foi Lewis Hamilton. Não podemos ser pachequistas e não nos atentarmos aos fatos.

Em nada vai tirar os méritos do bom piloto que foi Felipe Massa, da carreira digna que ele fez na F1, poucos pilotos fizeram uma trajetória longuíssima como ele fez; junto com Barrichello foi os melhores pilotos brasileiros no pós-Senna. Massa tem que se largar desse passado e viver para frente.

TEXTO DE:
Thiago Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário