domingo, 10 de outubro de 2010

Cinema Brasileiro

A Paramount Pictures confirmou para 12 de Novembro o lançamento do filme sobre a vida e a carreira de Ayrton Senna no país. Produzido pela britânica Working Title ( a mesma produtora de "Bridget Jones", "Orgulho e Preconceito" e "Um Lugar Chamado Notting Hill" ), e dirigido pelo inglês Asif Kapadia, o documentário traz imagens inéditas de corridas, bastidores da Fórmula 1, além de depoimentos de familiares e de colegas como o ex-piloto Alain Prost. Toda a trajetória do piloto desde sua estreia no ano de 1984, os títulos ( tricampeonato ), as namoradas, as manobras arriscadas, o estatus de mito, até sua morte no circuito de Ímola em San marino no ano de 1994, é retratada nesta obra.

 Senna, o filme

Mas essa não é uma produção nacional, pois mesmo sendo o maior ídolo brasileiro da história, Ayrton Senna nunca teve sua vida retratada no cinema brasileiro.
O mesmo não se diz do médium Chico Xavier, que no ano de 2010 ganhou duas produções cinematográficas por aqui. A primeira, "Chico Xavier" narra a biografia desse ícone religioso do país. Já "Nosso Lar" é inspirado no livro homônimo, que faz parte de uma coleção intitulada "A Vida no Mundo Espiritual", atribuída ao espírito André Luiz e teria sido psicografado por Chico em 1944.
Estes filmes inclusive entraram na disputa com outros 21,para ser o indicado brasileiro a concorrer ao Oscar de melhor filme de língua estrangeira. Mas por terem seus enredos ligados diretamente a fé de brasileiros, seu sucesso internacional seria uma incógnita.
O filme brasileiro que acabou sendo indicado para disputar com filmes de outros 95 países, uma das cinco vagas na festa do Oscar, foi longa dirigido por Fábio Barreto, "Lula - O Filho do Brasil".
Muita polêmica foi criada por causa dessa indicação. Acusações de jogo político e ironias partiram de vários lugares, mas no frigir dos ovos, o que se viu foi uma vitória até certo ponto lógica.
O filme "Lula - O Filho do Brasil" tem tudo para agradar os críticos da Academia, que adoram certo conservadorismo estético e dramas humanos. Além de ter um enredo que narra uma história de superação que sempre agrada aos integrantes do Oscar, tem fotografia e trilha sonora adequada.
Lula, o Filho do Brasil
Outro filme que merece ser citado é "Os famosos e os Duendes da Morte" do diretor paulista Esmir Filho. Conta o drama de um jovem que vive em uma cidade do interior do rio Grande do Sul, e que vê na Internet não uma forma de passatempo, mas sim uma opção existencial. Mas não se engane, pois o filme foge do famoso clichê, e acaba mostrando muito mais do que se pode esperar.
Assim como "Lula", e "Nosso Lar", o longa de Esmir Filho teve sua origem na literatura. Este último teve como inspiração a obra de Ismael Caneppele "Música para Quando as Luzes Apagam".
Mas no fim das contas, pesou a experiência de Fábio Barreto que já havia concorrido ao prêmio dessa categoria com "O Quatrilho" em 1995. E se não aparecer nenhum Nikita Mikhalova com outro "O Sol Enganador", dessa vez Fábio Barreto pode sair com o Oscar.
É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário