quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Heroes

Resgate no Chile
Não, não se trata da série americana criada por Tim Kring. Os mais novos heróis da terra não tem poderes como invisibilidade, poder voar, regeneração celular espontânea, e outras esquisitices que aparecem por lá.
Trata-se apenas de simples mineiros chilenos.
Isso mesmo, 33 mineiros chilenos que estavam confinados a uma profundidade de 622 metros, desde o dia 5 de Agosto, em uma mina de cobre em Copiapó, no norte do país.
O resgate desses homens teve início na noite de 13 de Agosto, e durou apenas 25 horas, bem abaixo da previsão inicial de 33 horas.
Com a presença de centenas de jornalistas, familiares e amigos dos confinados, a operação teve inicio quando o socorrista Manuel González, chegou até a mina a bordo da cápsula Fênix 2. Foi recebido com abraços e aplausos dos mineiros.
Logo depois foi a hora de iniciar as subidas de um por um dos mineiros. O primeiro a subir para a superfície foi Florencio Avalos, que foi recebido após angustiantes 15 minutos, pelo presidente chileno Sebastián Piñera, e por sua esposa e um dos filhos. O segundo foi Mario Sepúlveda que presenteou autoridades e familiares com rochas do fundo da mina.
Assim, um a um foram sendo retirados, Juan Illanes, Carlos Mamani ( único estrangeiro que foi recebido pela esposa que segurava a bandeira boliviana ), Jimmy Sánchez ( o mais novo com 19 anos ), Osman Araya, José Ojeda, Claudio Yáñez, Mário Gomez ( de 63 anos ), Alex Vega Salazar, Jorge Galleguillos, Edson Peña, Carlos Barrios ( cuja esposa descobriu gravidez uma semana após o acidente ), Víctor Zamora, Víctor Segovia, Daniel Herrera Campos, Omar Reygadas Rojas, Esteban Rojan, Pablo Rojas, Darío Segovia, Yonni Barrios, Samuel Ávalos, Carlos Bugueño, José Henríquez, Renán Ávalos, Claudio Acuña, Franklin Lobos, Richard Villarroel, Juan Aguilar, Raúl Bustos, Perdo Cortez e Ariel Ticona.
Então, foi a hora do chefe de turno e líder dos mineiros, Luiz Úrzua, ser o último a ser resgatado. Quando chegou a superfície, cantou o hino chileno e ouviu o discurso do presidente Sebastián Piñera. Luis Úrzua, foi inclusive o primeiro que falou quando o presidente Piñera colocou-os em um alto-falante como prova de que estavam vivos.
Final feliz, e uma autopromoção do presidente chileno, que esteve a todo o tempo presente no local, dando apoio aos familiares e por diversas vezes sendo filmado rezando, ou distribuindo abraços.
Jornalistas do mundo todo
 Com cobertura jornalistica de todo o mundo, a operação de resgate teve momentos emocionantes, como quando o hino chileno foi cantado por todos no momento em que Manuel González, iniciou a descida até a mina, ou quando Franklin Lobo, ex-jogador de futebol fez embaixadinhas com uma bola que ganhou no momento em que saiu da mina.
Foi uma operação sem precedentes, e que obteve êxito total, pois nenhuma vida dentre as 33 foi perdida.
O presidente inclusive, fez questão de dizer no discurso feito após o resgate: "Hoje, o Chile é um país diferente do que era há 69 dias. Estou muito orgulhoso de ser o presidente do Chile neste ano, em que tivemos tantas adversidades", lembrando ainda o terremoto de Fevereiro.
Com certeza Sebastián Piñera saiu de todo esse episódio com a imagem um verdadeiro líder.
Em um mundo de tanto ódio, intolerância, e violência, é bom ver que um caso como esse ainda causa tamanha comoção mundial.
Foi a vitória da fé que "moveu montanhas" como disse o próprio presidente chileno.
E principalmente foi a prova de que existe lá em cima um Deus olhando por nós aqui na terra, sendo heróis com super-poderes, ou simplesmente apenas mineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário