sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Realixo Shows

 Há algum tempo, o público brasileiro vem convivendo com os programas televisivos conhecidos com Reality Shows.
Por aqui, podemos dizer que essa tendência começou em 2000 com o "No Limite", passou por "Casa dos Artistas", e se consagrou com a criação de John de Mol, o "Big Brother" ( que no Brasil ganhou o nome de BBB ou Big Brother Brasil ).
Esses programas procuram criar uma realidade alternativa, geralmente caracterizada pelo isolamento de pessoas de gêneros diferentes, que são obrigadas a conviver umas com as outras, e ainda passar a disputar uma série de provas para ganhar prêmios, ou prolongar sua permanência no show.
Somente o "BBB" já teve no Brasil 10 edições, sendo a de número 10 recordista de participação popular quando a final obteve quase 160 milhões de votos.
Atualmente, todos os canais de TV aberta apresentam um reality show. Temos na Bandeirantes o "Busão do Brasil", na Record estamos na segunda temporada de "A Fazenda", no SBT temos "Supernanny" e "Esquadrão da Moda", e na Globo "Hipertensão".
Tanto o SBT quanto a Record, já apresentaram um reality onde pessoas concorrem ao título de Pop Star da música. E o SBT acabou contratando o empresário e apresentador Roberto Justus que estava na Record, e alcançou altos índices de audiência com o seu "O Aprendiz". Mas, a Record conseguiu manter o programa em suas mãos e apresentou uma edição com João Doria Jr no comando, mas não conseguiu ter a mesma resposta de público que conseguiu com Justus.
Mas é com "Hipertensão" e "A Fazenda" que o povo brasileiro anda apreciando a "realidade"  nas telas atualmente.
Dois programas distintos, mas que trazem a mesma dose de polêmica.
No reality atual da rede Globo, um grupo foi escolhido para passar por provas de variados tipos, que vão desde manobrar um carro, a comer uma saladinha de baratas. Mas o destaque principal, não está em ver um participante sofrer com um pudim de minhocas ou arriscar a se machucar pendurado em um helicóptero acima de uma lagoa, mas sim na observação do ser humano. Desta vez a Globo reuniu um grupo que se sobressai pela arrogância e pelo ego gigantesco. O tempo todo vemos relatos dos próprios participantes se vangloriando de suas capacidades e se auto-denominando como o grande futuro ganhador do programa. Novamente a emissora através da edição do que vai ao ar escalou um grupo de mocinhos e outro de bandidos, e de forma subliminar vai dando o tom de masoquismo necessário a um programa desse tipo.
Hipertensão da Globo
 Já em "A Fazenda", volta a velha fórmula copiada do antigo "Casa dos Artistas" do SBT, de trazer pessoas consideradas famosas para participar. Atores, músicos, e até aqueles velhos conhecidos nascidos dos "15 minutos de fama" integram o grupo de participantes.
Nesse caso porém vão para uma casa ambientada em um clima rural, mas continuam as provas sem sentido para escolher os eliminados da semana. Como a votação do público é que dá o veredicto final a cada participante, novamente entra o advento da edição para que a TV consiga manter os mocinhos mais tempo na telinha.
Desta vez porém, "A Fazenda" trouxe uma discussão à tona: o canal do pastor Edir Macedo esqueceu sua ligação com a Igreja ao colocar um programa que se destaca pelas imagens da musa calipígia "Mulher Melancia"? Pois até mesmo programas ligados a religião como o "Fala que eu te escuto", vem se aproveitando do sucesso da "abundância" da dançarina para obter os tão sonhados pontinhos de audiência.
O certo é que os canais de televisão já descobriram a sua menina-dos-olhos dos dias de hoje, e portanto teremos com certeza, muito mais estreias de Reality Shows nos próximos anos.
 Seja com famosos ou não, para comer olho de cabra ou para filosofar verborragias, teremos participantes de todos os gostos para podermos eleger nossos adorados mocinhos ou nossos tão odiados vilões.
Até que o famoso ibope diga as tão temidas palavras "Você está aqui de metido"!
Você está DEMITIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário