domingo, 7 de novembro de 2010

Ficção Científica

A Máquina do Tempo
 Herbert George Wells, mais conhecido como H. G. Wells, nasceu no dia 21 de Setembro de 1866, no distrito de Bromley, na Inglaterra.
H. G. Wells nos seus primeiros romances, chamados "romances científicos" criou temas que até os dias de hoje são explorados por vários escritores e cineastas. Dentre suas criações mais famosas estão "A Máquina do Tempo" de 1895, "A Ilha do Dr. Moreau" de 1896, "O homem Invisível" de 1897 e "A Guerra dos Mundos" de 1898.
Muitos críticos o consideram como um dos maiores visionários da história, ao lado de Júlio Verne. Outros porém consideram Júlio Verne como o "pai da Ficção Científica". Simplesmente pelo fato de seu romance "Viagem ao Centro da Terra" ter sido escrito em 1864, ou seja anos antes do primeiro de Wells.
Júlio Verne era francês nascido em Nantes no dia 8 de Fevereiro de 1928, e também escreveu "Vinte Mil Léguas Submarinas".
Júlio Verne
Invasões espaciais, viagem no tempo, invisibilidade, e manipulação genética de animais, fazem parte da obra de Wells. Enquanto na obra de Verne, o homem foi a Lua, e ao centro da Terra. Além de viajar no fundo do mar abordo do submarino Náutilus.
Uma característica das obras de Verne, é a enormidade das distâncias percorridas. Tanto voando pelo mundo a bordo de um balão ( "Cinco Semanas em um Balão" ), ou no submarino Náutilus, ou em uma jangada ( "Viagem ao Centro da Terra" ), os personagens percorrem distâncias enormes. O estilo de descrição é assombroso, marcado pela exatidão dos locais que seus personagens visitam, como em "A Volta ao Mundo em 80 Dias".
Já Wells, usando conhecimentos que assimilou em sua faculdade de biologia, em "A Ilha do Dr. Moreau", escreveu sobre experiências genéticas com animais, realizadas por um cientista isolado em uma ilha. Wells não só explora a ciência nesse romance, mas também, faz referencia a religião, ética, e evolução.
Decidir quem foi o melhor dentre os dois, é impossível. Mas podemos chegar a uma conclusão: ambos escreveram obras que com certeza influenciaram muitos outros escritores da época, e continuam influenciando até os autores de hoje.
No cinema, já foram feitas adaptações para as 4 obras de Wells citadas no início deste post. Verne teve adaptadas as obras citadas, e mais "A Ilha Misteriosa".
O Língua Preta Orkut recomenda todas essas obras, incluindo os filmes, principalmente, "O Homem Invisível", que talvez tenha tido filmes com temas diferentes, mas com a mesma ideia central.
Escolha o seu preferido e boa leitura, ou bom filme.
O Homem Invisível
Volta ao Mundo em 80 Dias
A Ilha do Dr. Moreau

Nenhum comentário:

Postar um comentário